O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O óxido de cálcio (CaO), conhecido como cal, é um composto sólido branco obtido pela decomposição térmica (calcinação ou queima) de rochas calcárias.

É uma das substâncias mais importantes para a indústria da construção civil, sendo utilizada principalmente na forma hidratada, como elemento fundamental no preparo de argamassas de assentamento e de revestimento. É utilizada também na construção de estradas, como elemento de estabilização de solos e como aditivo de misturas asfálticas, assegurando maior longevidade ao capeamento das rodovias.

As cales hidratadas produzidas pela Jungar podem ser utilizadas em todos os casos acima mencionados, garantindo um excelente resultado!

Para conhecimento apontamos as principais aplicações da cal no Brasil, além da construção civil:
Indústrias: petroquímica, alcoolquímica, química (produção de celulose, papel, vidros, borracha, refratários), alimentícia, farmacêutica, siderúrgica (aço), metalúrgica (alumínio).

Outros setores: tratamento de água, estabilização de solos, pavimentação asfálticas, fabricação de blocos construtivos.



Uma boa argamassa além de ser dosada, deve ser composta por materiais de boa qualidade. Tradicionalmente, sempre se utilizou cal como um dos constituintes das argamassas. Atualmente, com o uso de aditivos cada vez mais difundidos, a cal tem sido abandonada em muitos casos. No entanto, sabe-se que essa prática afeta a durabilidade de revestimento, como já observado em alguns países.

No estado fresco, a cal propicia maior plasticidade à argamassa, permitindo melhor trabalhabilidade e, conseqüentemente, maior produtividade na execução do revestimento. Isso acontece porque as finas partículas do produto funcionam como um lubrificante, reduzindo o atrito entre os grãos de areia. A argamassa fica mais macia e mais fácil de espalhar, aumentando a produtividade do trabalho.

A cal hidratada tem também características aglomerantes como o cimento, com a diferença de que o cimento, para endurecer, reage com a água e a cal com o ar. Essa reação transforma a cal hidratada num carbonato tão sólido quanto o calcário que a originou.

No estado endurecido, ela apresenta a capacidade de absorver os pequenos movimentos de retração e de expansão que ocorrem nas construções com as variações de clima; propriedade de extrema importância no desempenho da argamassa, que deve acompanhar as movimentações da estrutura.

Além disso, a cal hidratada, por ser um produto alcalino, é um notável agente bactericida e fungicida nas argamassas endurecidas. Esta propriedade evita a formação de manchas e crostas na superficie da alvenaria.
Todas estas características permitem dizer que a utilização da cal é absolutamente essencial para uma boa argamassa.

Referências: www.wikipedia.org e Guia ABPC da Construção Civil, 2011.

Selo na embalagem é garantia de qualidade

Ao adquirir cal hidratada para o preparo de argamassas, o consumidor deve prestar atenção na embalagem para ter a garantia de que está levando um produto de qualidade. As exigências mínimas são definidas pela Norma Brasileira NBR 7175. A embalagem deve conter:

1. As expressões "Cal Hidratada" e "NBR 7175" visivelmente impressas;

2. A identificação do tipo de cal hidratada (CH-I, CH-II ou CH-III), conforme a Norma;

3. O nome do fabricante.

O consumidor não deve se iludir com denominações enganosas na embalagem, tais como "preparador de argamassas", "produto para assentamento", "argamassa a base de cal" ou "cal líquida". Esses são apenas alguns dos disfarces usados para venderem produtos de baixa qualidade no mercado.

A forma mais segura de adquirir CAL DE QUALIDADE é identificar o SELO DA ABPC na embalagem.

A JUNGAR FAZ PARTE DESSE GRUPO! Utiliza o selo e está dentro das normas técnicas de qualidade.